Griaule conquista ISO 27001, certificação internacional em segurança da informação

O selo de confiança assegura que a empresa-filha da Unicamp tem as melhores práticas na proteção de dados e informações, elevando o nível de segurança e confiança 

Griaule, empresa-filha da Unicamp especializada em soluções de reconhecimento biométrico, acaba de receber a certificação ISO 27001, consolidando as boas práticas de segurança da informação. O selo conferido à empresa-filha da Unicamp exige a implementação de controles de segurança na proteção de dados e informações, tornando os processos da empresa mais seguros e eficientes, e também protegendo clientes e parceiros de ameaças internas e externas, como ataques cibernéticos e vazamento de dados.

“A coleta de dados biométricos é classificada pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) como dados sensíveis e, por isso, requer um nível de proteção ainda mais robusto. Conquistar a certificação ISO 27001 é resultado do nosso esforço em fortalecer a segurança e estar sempre em busca de maior proteção de dados digitais, dentro e fora do país”, diz Thiago Ribeiro, diretor de Negócios da Griaule.

A ISO 27001 é uma norma internacional criada pela Organização Internacional de Normalização – International Organization for Standardization (ISO), na sigla em inglês – em parceria com a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), e descreve como gerenciar a segurança da informação em uma organização, apontando as melhores práticas e estabelecendo um padrão internacional para proteção de dados e gestão de riscos.

Para alcançar a certificação, a organização deve implementar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), que envolve desde a definição de políticas e responsabilidades até a realização contínua de avaliação e tratamento de riscos. Além disso, a empresa precisa demonstrar conformidade com um conjunto de 93 controles de segurança previstos na norma, que abrangem áreas como controles organizacionais, segurança de pessoas, segurança física, tecnologia, gestão de incidentes, continuidade de negócios e proteção criptográfica. A certificação é concedida somente após auditorias independentes que confirmam que o SGSI foi implementado, mantido e melhorado de forma eficaz.

O certificado é válido por três anos, mas a empresa passa por auditorias anuais que exigem melhorias no sistema de gestão de segurança da informação, garantindo atualização contínua com as melhores práticas de segurança. Um levantamento da consultoria Price Waterhouse Cooper (PwC) apontou que empresas certificadas na ISO 27001 reduzem em até 39% a incidência de incidentes de segurança cibernética.

“A ISO 27001 é uma conquista extremamente significativa e está alinhada à cultura da Griaule, além de reforçar sua atuação junto a grandes corporações e órgãos governamentais, que exigem esse selo de seus fornecedores. A padronização dos processos e dados facilita o compartilhamento de informação entre as organizações, aprimora a eficiência operacional, e contribui para fortalecer a gestão da segurança, reduzindo os riscos de incidentes de segurança que podem causar prejuízos financeiros e de reputação”, diz Ribeiro, da Griaule.

Sobre a Griaule

A Griaule é a maior empresa das Américas especializada em sistemas de reconhecimento biométrico, fomenta pesquisas e inovação em parceria com a Unicamp e desenvolve, há mais de 20 anos, a tecnologia que garante a confiança na carteira de identidade e nas eleições. Também criou uma solução biométrica para investigação usada pela Polícia Federal, uma espécie de “CSI brasileiro”.

A empresa tem mais de 4.000 clientes em mais de 70 países, entre eles o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil e o Pentágono dos Estados Unidos, e ainda diversos governos estaduais, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia.

A Griaule já foi reconhecida duas vezes pelo Financial Times como uma das 500 empresas que mais crescem nas Américas, na lista “America’s 500 Fastest Growing Companies”. Também foi finalista do Prêmio Empreendedores da Unicamp 2025, no qual levou o troféu da categoria “Maior Crescimento (Scale-up)”.

Empresa-filha da Unicamp

A Griaule é uma empresa-filha da Unicamp. Podem fazer parte deste ecossistema os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, egressos (ex-alunos), docentes, funcionários ou ex-funcionários, assim como startups que foram incubadas na Incamp ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas empresas spin-off acadêmica. 

A Inova Unicamp está com o cadastro aberto para mapear novas empresas de seu ecossistema. O cadastro é gratuito, acesse e saiba como fazer da sua empresa uma filha da Unicamp.

Este conteúdo foi publicado pelo portal de notícias UNICAMP Ventures em 15 de janeiro de 2026, disponível neste link.

mais notícias

Tecnologia

Tecnologia de biometria da Griaule é classificada como Produto Estratégico pelo Ministério da Defesa

Tecnologia

Biometria: a tecnologia que transformou a nossa vida sem que percebêssemos

Tecnologia

Empresa abre vagas para área de tech com salários de até R$ 12 mil