O número diário de CINs emitidas no estado aumentou de 2 mil em 2022 para os atuais 4,5 mil; Estado agora inova e inicia a primeira etapa de emissão online
Na próxima quinta-feira (06/11), o Governo do Estado de Santa Catarina — por meio da Polícia Científica (PCI) — lança o “Identidade Catarina”, programa de emissão online das Carteiras de Identidade Nacional (CIN) que permite ao cidadão de todo o estado solicitar a segunda via do documento sem sair de casa. Com isso, só é preciso ir pessoalmente até uma unidade de atendimento para receber a segunda via do documento pronto. A inovação foi possível graças à contratação da Griaule, empresa brasileira especializada em reconhecimento biométrico, que fornece a tecnologia de emissão de identidades para o governo de Santa Catarina desde março de 2023, quando o estado se tornou um dos pioneiros na adoção do CPF para emissão de documentos.
O sistema biométrico da Griaule, conhecido pela sigla ABIS (Automated Biometric Identification System), realiza o reconhecimento facial, de impressões digitais e de vestígios de impressões encontrados em cenas de crime, permitindo o cadastro de dados que são utilizados tanto na emissão de documentos de identidade quanto em investigações criminais. Com o ABIS e ferramentas integradas, a emissão diária de documentos mais que dobrou desde 2023 em Santa Catarina.
“O sistema de biometria ajuda tanto o governo como o cidadão, já que a tecnologia permite aumentar a quantidade de carteiras emitidas sem a necessidade de investir em mais postos de atendimento. É uma ferramenta que gera ganho de eficiência ao poder público, traz mais segurança na emissão da nova identidade e, agora, tem mais um novo canal de atendimento, que traz a comodidade de reduzir deslocamentos. Então, a emissão de CIN com reconhecimento biométrico amplia o atendimento da população, aumenta a segurança e reduz custos”, diz Thiago Ribeiro, diretor de negócios da Griaule.
2 MILHÕES DE NOVOS DOCUMENTOS
O estado de Santa Catarina acaba de atingir a marca de 2 milhões de novas CINs emitidas com identificação biométrica, demonstrando o compromisso com a modernização, a agilidade e a cidadania. A tecnologia garante a unicidade, ou seja, que uma mesma pessoa não realize fraudes obtendo múltiplos documentos com diferentes nomes. O processo é feito comparando as biometrias de quem solicita o documento com a base de dados de toda a população do estado, cerca de 8 milhões de habitantes.
“O sistema biométrico da Griaule conta com algoritmos de inteligência artificial durante a checagem das coletas biométricas. O software utiliza inteligência artificial em dois momentos: no reconhecimento facial e no processamento dessas coletas biométricas. Com isso, o procedimento de emissão de documentos tem menor taxa de erros, permite uma checagem de dados mais rápida e possibilita, assim, aumentar o número de emissões de documentos”, diz Ribeiro, da Griaule.
Até o final de 2025, a previsão de emissão de identidades com biometria no estado chega a 900 mil documentos, um crescimento de 72% em relação a 2022. A nova Carteira de Identidade Nacional tem o CPF como o único número de identificação e será obrigatória a partir de março de 2032 em todo o país.
SOBRE A GRIAULE
A Griaule é a maior empresa das Américas especializada em sistemas de reconhecimento biométrico, fomenta pesquisa e inovação em parceria com a Unicamp e desenvolve, há mais de 20 anos, a tecnologia que garante a confiança na carteira de identidade e nas eleições. Também criou uma solução para investigação usada pela Polícia Federal, uma espécie de “CSI brasileiro”.
A empresa tem mais de 4.000 clientes em mais de 70 países, entre eles o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil e o Pentágono dos Estados Unidos, e ainda diversos governos estaduais, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia. A Griaule já foi reconhecida duas vezes pelo Financial Times como uma das 500 empresas que mais crescem nas Américas, na lista “America’s 500 Fastest Growing Companies”. Saiba mais sobre a empresa aqui.
Este conteúdo foi publicado pelo portal de notícias RCN em 6 de novembro de 2025, disponível neste link.





