Por meio de contrato com a Griaule, governo da Bahia começa a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN)

14 milhões de baianos poderão emitir as novas carteiras de identidade com biometria e cadastramento facial; sistema será mais seguro, rápido e preciso do que o anterior

São Paulo, julho de 2024 – A partir da próxima terça-feira, dia 09, o governo da Bahia começa a emitir a Carteira de Identidade Nacional, novo documento de identificação que passará a ter apenas o CPF como número único em todo o país, eliminando possíveis duplicidades. A inovação foi possível graças à contratação da Griaule, empresa brasileira especializada em reconhecimento biométrico, que fornecerá toda a tecnologia para o governo da Bahia na emissão de documentos. A tecnologia da Griaule é a mais usada na emissão de documentos de identificação no país, com três milhões de Carteiras de Identidade Nacional emitidas nos últimos 12 meses.

O documento de identificação foi criado por decreto do governo federal em 2022 e deve ser adotado por todos os estados brasileiros até o fim do ano. O “novo RG” terá um QR Code e uma versão digital disponível no aplicativo GOV.br, o que elimina a necessidade de documento físico. Mais segura, a emissão também promete ser mais rápida: não haverá mais o uso da tinta na captura da digital nem será preciso levar foto 3×4, já que, no novo sistema, todos os dados serão colhidos em segundos e armazenados digitalmente no data center do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública de Salvador. 

A Griaule já oferece o serviço que está sendo lançado na Bahia nos estados de Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Pela nossa experiência, os outros estados que já utilizam o reconhecimento biométrico na emissão da Carteira de Identidade Nacional conseguiram aumentar a detecção de fraudes e melhorar o atendimento ao cidadão. Tivemos, inclusive, um caso de redução média de 50% no tempo que o cidadão leva no guichê”, diz Thiago Ribeiro, diretor de Negócios da Griaule.

A primeira via do documento será gratuita. Serão, pelo menos, 12 mil carteiras de identidade emitidas por dia, sendo 10 mil novas e 2 mil de segunda via. O sistema biométrico da Griaule (ABIS – Automated Biometric Identification System) tem capacidade para realizar reconhecimento de faces e impressões digitais, e também permitir o cadastro facial e as impressões digitais de 14 milhões de pessoas, praticamente toda a população do estado. 

Um dos desafios técnicos do projeto é conseguir fazer a comparação de todas as biometrias coletadas (dedos e face) contra a base de dados de toda população do estado, sem que isso gere filas. “A tecnologia garante a unicidade, ou seja, que a pessoa seja única no sistema com base nas suas biometrias, e também que toda a transmissão de dados seja criptografada, isto é, com uma proteção no tráfego de informações de maneira que os dados sensíveis fiquem ocultos, impedindo usuários não autorizados de acessar quaisquer informações. Esse sistema é mais seguro, rápido e preciso do que o anterior”, afirma Ribeiro, da Griaule. 

A Griaule cumpriu com pontualidade a implementação do sistema, o que trará muitos benefícios como a identificação de pessoas sem documento, localização de desaparecidos e utilização de um sistema único para implementar políticas públicas como a verificação biométrica antes do fornecimento de medicamentos de alto-custo, evitando fraudes. 

“O sistema adquirido pelo governo da Bahia possui certificações internacionais de qualidade e acurácia emitidas, inclusive, pelo FBI, e é o mesmo sistema usado pelo Departamento de Defesa Americano e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na gestão da maior base de identidade biométrica brasileira. Dessa forma, estamos atestando que a população da Bahia terá acesso a uma tecnologia de altíssimo patamar”, explica Ribeiro, da Griaule. 

Sobre a Griaule

A Griaule é a maior empresa das Américas especializada em sistemas de reconhecimento biométrico, fomenta pesquisa e inovação em parceria com a Unicamp e desenvolve, há mais de 20 anos, a tecnologia que garante a confiança na carteira de identidade e nas eleições. Também criou uma solução para investigação usada pela polícia federal, um “CSI brasileiro”. 

A empresa tem mais de 4.000 clientes em mais de 70 países, entre eles o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil e o Pentágono (Estados Unidos), além de diversos governos estaduais, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia. A Griaule já foi reconhecida duas vezes pelo Financial Times como uma das 500 empresas que mais crescem nas Américas, na lista “America’s 500 Fastest Growing Companies”.

mais notícias

Eleição

Como uma tecnologia brasileira vai garantir segurança e agilidade aos quase 160 milhões de eleitores de 2024

Investigação criminal

Startup que faz biometria para TSE agora vai às prisões do México

Tecnologia

Startups e empresas de tecnologia têm mais de 200 vagas abertas