Como uma tecnologia brasileira vai garantir segurança e agilidade aos quase 160 milhões de eleitores de 2024

Griaule fornece serviço de reconhecimento biométrico ao TSE, evita fraudes na emissão de títulos de eleitores e permite acesso a diversos serviços online

O cadastro biométrico dos eleitores – feito a partir da coleta das digitais de todos os dedos das mãos, da assinatura e da foto – é um avanço tecnológico a serviço da democracia, ao reduzir fraudes e aumentar a credibilidade das eleições. A biometria confere mais segurança ao processo eleitoral ao evitar que uma pessoa tenha vários títulos de eleitor e possa votar no lugar de outra, além de permitir acesso a diversos serviços online, como justificativa de ausência via celular e emissão de segunda via do título.

Desde 2014, a Griaule é a empresa que está à frente do fornecimento e do processamento de biometria para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, por meio de sua tecnologia, confere mais credibilidade ao processo eleitoral brasileiro. Com sede em Campinas, a Griaule é uma empresa brasileira especializada em biometria que fornece tecnologia de ponta para mais de 70 países, entre eles, os Estados Unidos.

Entre os benefícios do reconhecimento biométrico para as próximas eleições brasileiras, destaca-se a prevenção às fraudes, já que o sistema identifica pessoas cadastradas mais de uma vez e, assim, evita duplicidades. Na prática, após a coleta biométrica, a tecnologia da Griaule compara as impressões digitais e as fotos dos eleitores, uma a uma, com todas as outras armazenadas em um banco de dados para garantir a unicidade biométrica.

Thiago Ribeiro, diretor de Negócios da Griaule.

A tecnologia fornece a solução que atesta a segurança para a democracia brasileira, garantindo a unicidade, ou seja, que aquela identificação – seja via documento, foto ou digital – é de apenas uma pessoa. O processo é feito comparando as biometrias de quem solicita o documento com a gigantesca base de dados de toda a população apta a votar no país, que corresponde a quase 160 milhões de habitantes.Thiago Ribeiro, diretor de Negócios da Griaule.

Após a validação biométrica no aplicativo e-Título, os eleitores têm acesso a diversos serviços, como a justificativa de ausência via celular, a consulta da situação eleitoral e o local de votação, além de uma segunda via do título de eleitor. Para saber se a sua biometria está cadastrada, basta acessar o e-Título na aba “consultar situação eleitoral”.

O número de eleitores aptos a votar na próxima eleição é de 158,9 milhões de pessoas, sendo que 131,4 milhões estão com reconhecimento biométrico realizado, ou seja, 82,7% do total. A região Norte é a que possui maior cadastro biométrico de sua população, com 93,2%, seguida de Nordeste, com 91,9%, e Centro-Oeste, com 89,8%. As regiões Sul (87,8%) e Sudeste ( 72,4%) apresentam percentuais menores.

Em relação aos Estados, é no Piauí que está a população que mais colheu biometria no país, com 94,8% do total, seguido por Paraíba (94,7%) e Rondônia (94,7%). Já os estados com menor percentual da população com biometria para a próxima eleição são Espírito Santo (58,1%), Minas Gerais (64,9%) e Rio de Janeiro (67,6%).

Desde 2008, o Tribunal Superior Eleitoral realiza a coleta biométrica de impressões digitais e da face para identificar biometricamente os eleitores, mas foi a partir de 2014, com a tecnologia da Griaule, que as biometrias dos eleitores passaram a ser utilizadas para o aumento da segurança. O sistema biométrico da Griaule, conhecido pela sigla ABIS (Automated Biometric Identification System), conta com inteligência artificial e algoritmos que processam informações em milissegundos durante a checagem de qualidade e a comparação das coletas biométricas.

A coleta de biometria é um serviço gratuito e que pode ser realizada no cartório eleitoral do município – só é preciso agendar pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de cada estado. O prazo para o cadastramento de biometria para a próxima eleição se encerrou em 8 de maio, mas quem estiver sem cadastro biométrico pode votar normalmente com um documento de identificação com foto.

Sobre a Griaule

A Griaule é a maior empresa das Américas especializada em sistemas de reconhecimento biométrico, fomenta pesquisa e inovação em parceria com a Unicamp e desenvolve, há mais de 20 anos, a tecnologia que garante a confiança na carteira de identidade e nas eleições. Também criou uma solução para investigação usada pela polícia federal, um “CSI brasileiro”.

A empresa tem mais de 4.000 clientes em mais de 70 países, entre eles o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil e o Pentágono (Estados Unidos), além de diversos governos estaduais, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia. A Griaule já foi reconhecida duas vezes pelo Financial Times como uma das 500 empresas que mais crescem nas Américas, na lista “America’s 500 Fastest Growing Companies”.

Este trecho faz parte do conteúdo completo disponível neste link.

mais notícias

Tecnologia

Estágio em startups: empresas têm mais de 100 vagas para estudantes

Tecnologia

Confira as mais de 100 novas vagas de emprego anunciadas no setor de Tecnologia

Tecnologia

Tecnologia de biometria da Griaule é classificada como Produto Estratégico pelo Ministério da Defesa